Hoje foi um dia de pura " nostalgia" ao som de Morrissey - Suedehead. Nada melhor do que falar do ator James Dean.Acabei de ver "Assim Caminha a Humanidade (Giant - 1956)"
O pano de fundo deste filme é o Texas, e a época de ouro da descoberta de petróleo. Em primeiro plano, no entanto, está aberto o conflito entre duas gerações. De um lado, o sólido fazendeiro Rock Hudson e sua esposa Elizabeth Taylor.De outro, o jovem, ambicioso e aventureiro James Dean. Tanto a solidez dos poços de petróleo de Rock fica abalada, quanto o seu casamento. Épico baseado no livro de Edna Ferber , que deu o Oscar de melhor diretor para George Stevens e o de melhor ator para Rock Hudson. Um clássico imperdível. Vibrante retrato de uma América em mudança.
Sobre o Dean :
Nome: James Byron DeanData de Nascimento: 08 de Fevereiro de 1931Local de Nascimento: Marion, Indiana, USAFalecimento: 30 de Setembro de 1955, California, USA
Alguns fatos de sua vida:
James Byron Dean nasceu em Marion (Indiana) e morreu num acidente de carro que interrompeu sua carreira no auge e o transformou em mito cultuado ainda hoje. Filho de um dentista, perdeu a mãe aos sete anos. Cresceu numa fazenda de Iowa e após concluir o secundário foi para Los Angeles, onde estudou no Santa Monica Junior College e na UCLA.
Como ator, integrou o grupo teatral de James Whitmore (veterano que reapareceu em "Um Sonho de Liberdade", como o bibliotecário da penitenciária Shawshank) e fez pontas em quatro filmes, entre eles "Baionetas Caladas" (1951), de Samuel Fuller, e "Sinfonia Prateada" (1952), de Douglas Sirk. Foi em Nova York, no entanto, que sua carreira decolou: assistiu a aulas no lendário Actors Studio, fez pontas na TV e duas peças na Broadway. A segunda, "The Immoralist" (1954), lhe valeu um teste na Warner.
Pouco tempo depois, já era um ídolo em todo o país. Estrelou os filmes: "Juventude Transviada" (1955), "Vidas Amargas" (1955) e "Assim Caminha a Humanidade" (1956). Os dois últimos lhe renderam indicações póstumas ao Oscar de melhor ator. Em 30 de Setembro de 1955 quando dirigia seu Porsche rumo a Salinas, onde participaria de uma corrida, sofreu um acidente fatal que lhe tirou a vida. Inúmeros livros e filmes - como "O Espírito de James Dean" (1978), de James Bridges, e "James Dean, o Mito Sobrevive" (1982), de Robert Altman - dedicaram-se nas últimas décadas a analisar a personalidade do ator e o impacto de sua morte sobre milhões de fãs.
Relação de filmes para cinema, vídeo ou TV.
Assim Caminha a Humanidade (Giant - 1956) Juventude Transviada (Rebel Without a Cause - 1955) Vidas Amargas (East of Eden - 1955) (Trouble Along the Way / Alma Mater - 1953) (Has Anybody Seen My Gal? - 1952) (Fixed Bayonets - 1951) (Sailor Beware - 1951)
Nenhum comentário:
Postar um comentário